segunda-feira, 4 de julho de 2016

Biografia de Engels

Engels: vida e obra do autor
Friedrich Engels nasceu em 1820 em Barmen, Alemanha, e faleceu em Londres em 1895. Como estudante de filosofia, participou de movimentos de esquerda que visavam a derrubada da religião tradicional e do Estado existente. Em 1842, foi para a Inglaterra, trabalhar na indústria de fiação de seu pai em Manchester. De passagem por i Paris em 1844, conheceu Karl Marx, de quem se tornou amigo. Juntos, participaram da fundação da Liga dos Comunistas em 1847 e redigiram o célebre Manifesto do Partido Comunista. Em 1848, Engels tomou parte na insurreição alemã que foi sufocada, sobre a qual escreveu o livro Revolução e contrarrevolução. Voltando para a Inglaterra, a fim de assumir a direção da indústria têxtil do pai, lá encontrou Marx, fugindo das perseguições que lhe moviam as polícias de vários países da Europa, a quem ajudou financeiramente.
Em 1870, Engels vendeu a empresa de fiação em Manchester, mudem-se para Londres, onde passou a se dedicar exclusivamente a seus estudos e pesquisas, além de tomar parte ativa na luta revolucionária de cunho comunista. Sua experiência como industrial lhe permitiu vivenciar toda a problemática do operariado, além de entender todo o processo de produção capitalista. Essa experiência no mundo do trabalho e da produção lhe foi de valia para as análises profundas que apresenta em suas obras, em sua maioria sobre esses temas, além de fornecer muitos dados a Marx que os utilizou em sua obra O Capital.
Principais obras:

Manifesto do Partido Comunista
[em parceria com Karl Marx}
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra
A sagrada família [em parceria com Karl Marx]
A ideologia alemã [em parceria com Karl Marx]
Revolução e contrarrevolução na Alemanha
O anti-Dühring
A dialética da natureza
A origem da família, da propriedade privada e do Estado.



---
Fonte:
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, por: Friedrich Engels. Tradução: Ciro Mioranza. Editora Escala. São Paulo, s/d, págs. 9-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário