quinta-feira, 7 de julho de 2016

O homem "torna-se deus"...

O homem "torna-se deus"...
Nos EUA ouvi uma vez, num canal de televisão cristão, um evangelista dizer: "Afinal, somos todos divinos". Mal pude acreditar no que ouvi. Lágrimas vieram-me aos olhos, e meu coração se abalou. Também minha esposa, uma suíça, ficou horrorizada. Durante longos anos eu havia pregado contra estas coisas. E agora ouvia da boca de um evangelista americano a doutrina central do hinduísmo: todos somos divinos. Casualmente: esta é a primeira mentira de que se fala na Bíblia (Gn. 3.5)! Já naquela vez, no Jardim do Éden, a serpente soprou no ouvido dos humanos que eles podiam ser iguais a Deus. Este evangelista é o responsável por um programa de rádio de alcance nacional, e aqui na Europa também goza de certa influência. Suas fitas de vídeo e áudio percorrem o mundo todo. E cristãos que não estão informados sobre o que outras religiões ensinam simplesmente aceitam isso sem mais nem menos!
Outro evangelista falou sobre a reencarnação num canal de televisão cristão nos EUA e até tentou provar biblicamente esta doutrina! Eu já li a Bíblia do início ao fim e sempre tenho estudado muitos textos; mas não encontrei isso em lugar algum. Tenho falado com importantes teólogos na Inglaterra e nos EUA, e também eles concordam comigo: a partir da Bíblia não se pode provar a reencarnação. Renovo, por isso, minha afirmação de que no mundo ocidental, no qual há demasiada tolerância e sincretismo, é decisivo compreender o que os outros creem.
Uma segunda razão pela qual deveríamos compreender o que os seguidores de outras religiões pensam, é o simples fato de que eles vivem próximos a nós. Terminei há pouco meu programa de estudo teológico na Califórnia, e a razão principal pela qual nos demoramos mais ali é que naquele lugar há muitos estrangeiros. Centenas de milhares de budistas, hindus, xintoístas e muçulmanos. Vinte e cinco por cento de todos os estrangeiros nos EUA moram na Califórnia. Muitos deles trazem consigo sua religiosidade oriental. Os americanos conversam com eles e querem saber mais deles. Muitos asiáticos vêm desiludidos do Oriente para o Ocidente e estão à procura de novas respostas e caminhos; e muitas vezes estão abertos à nossa fé cristã. Quando, porém, veem quanta gente no Ocidente se deixa convencer por doutrinas orientais, eles se voltam novamente para o Oriente. Só em Los Angeles há cem mil hindus. Por toda parte eles constroem seus templos. São até subvencionados por recursos estatais. Uma tremenda base a partir da qual divulgar o hinduísmo!
As religiões orientais ensinam, como já foi dito, que somos divinos. Mas enfatizam também que a maioria das pessoas ainda não se "conscientizou" disso, mas necessita justamente descobrir o mistério de seu ser divino. Para isto devemos nos voltar para dentro de nós e contemplar nosso eu. Esta contemplação tornou-se hoje uma corrente muito importante. Existem por aí centenas de títulos de livros como "O Eu" ou "O Self", assim como coisas do gênero "Caminhos para a Auto-realização". Tornamo-nos uma "geração eu", que se volta para dentro de si própria.


---
Fonte:
New Age: a Nova Era à luz do Evangelho, por: Gehard Sautter (editor). In: A invasão Espiritual da Ásia no Ocidente, por: Rabindranarh R. Maharaj. Edições Vida Nova. São Paulo, 1992, págs. 33-34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário