segunda-feira, 4 de julho de 2016

Biografia de Luis de Guevara

Guevara: vida e obras do autor

Filho de Diego Vélez de Guevara e de Francisca Negrete y Santander, Luis Vélez de Guevara nasceu em Ecija, Sevilha, em 1579.

Aos 14 anos bacharelou-se em artes na Universidade de Osuna. Poucos meses depois foi admitido como pajem a serviço do cardeal Rodrigo de Castro, arcebispo de Sevilha. Com a morte do cardeal, ocorrida em 1600, Luis de Guevara ficou à mercê de sua própria sorte. Procurou fazer carreira no exército e participou de campanhas militares na Itália e em outras regiões do Mediterrâneo. Pouco tempo depois, porém, fixou residência na corte espanhola, ficando conhecido como poeta, como ele próprio se definia. Mais tarde se tornou muito popular como autor dramático e suas obras eram tão aplaudidas como as do grande dramaturgo Lope de Vega.

Passou por apuros econômicos durante toda a vida; tentava driblá-los enviando memoriais poéticos ao rei com a finalidade de obter recursos para manter sua numerosa família, fruto de seus quatro casamentos. Em seu próprio testamento se lamentava a respeito, dizendo que estava "muito apertado e necessitado de dinheiro para poder dispor e deixar para as missas que gostaria por minha alma". Morreu em Madri em 1644.

PRINCIPAIS OBRAS:

El CABALLERO DEL SOL
REINAR DESPUÉS DE MORIR
A LO QUE OBLIGA EL SER REY
EL REY DON ALFONSO
LA SERRANA DE LA VEGA
LA NINA DE GÓMEZ ÁRIAS
MÁS PESA EL REY QUE LA SANGRE
EL PRÍNCIPE VINADOR
EL VERDUGO DE MÁLAGA
EL DIABLO COJUELO.


---
Fonte:
O Diabo coxo, por: Luis Vélez de Guevara. Tradução: Liliana Raquel Chwat. Editora Escala. São Paulo, s/d, págs. 11-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário