domingo, 3 de julho de 2016

Biografia de Rousseau

Vida e obra do autor
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra em 1712 e faleceu em Ermenonville, França, em 1778. Órfão de mãe, foi abandonado pelo pai aos 10 anos. Jovem ainda, deixou sua cidade natal e vagou pela França, fixando-se em Paris no ano de 1741, onde conheceu Thérèse Levasseur, com quem teve cinco filhos.
Conheceu Voltaire, Diderot, D'Alembert e outros escritores e filósofos do iluminismo, tornando-se um dos grandes colaboradores do movimento enciclopedista. De inteligência privilegiada, com estilo apaixonado e por vezes contundente, tornou-se famoso por suas ideias filosóficas revolucionárias para a época, atraindo sobre si próprio críticas acerbas, provenientes não somente dos pensadores tradicionalistas, mas também do mundo político.
Em virtude do pensamento expresso em todas as suas obras, viu suas ideias serem condenadas e foi forçado a levar vida errante. Refugiou-se primeiramente em Berna, Suíça, de onde foi expulso. Seguiu para Estrasburgo, cidade na qual permaneceu pouco tempo, rumando para a Inglaterra, onde encontrou proteção por mérito de David Hume. Algum tempo depois, porém, Rousseau desentendeu-se com ele, foi para a Normandia, lugar no qual foi acolhido por amigos e, finalmente, foi permitida sua volta para Paris.
Continuou escrevendo, expondo, por meio de suas obras, ideias, como o retorno à natureza, ao estado natural do homem, a necessidade do contrato social, a urgência do abandono da educação tradicional para implantar um novo sistema que eliminasse a fé dogmática e privilegiasse a religião natural e a liberdade como fundamento da comunidade política mais madura e mais solidária. As ideias de Rousseau influenciaram, sem dúvida alguma, de modo marcante, os homens que protagonizaram a Revolução Francesa de 1789, acontecimento político que haveria de mudar os rumos da Europa e de outras partes do mundo nos séculos seguintes.
Principais obras do autor:
Discurso sobre as Ciências e as Artes, Discurso sobre a Origem da Desigualdade entre os Homens, Júlia ou a Nova Heloísa, O Contrato Social, Emílio ou Da Educação Confissões, Devaneios de um Caminhante Solitário.
  
---
Fonte:
O Contrato Social ou Princípios do Direito Político, por: Jean-Jacques Rousseau. Tradução: Ciro Mioranza. Editora Escala. São Paulo, s/d, págs. 9-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário