quinta-feira, 30 de junho de 2016

Nomes? De onde eles vêm?

Nomes? De onde eles vêm?
Não importa como eles são, mas sim seus significados
A única coisa que realmente temos na vida e que não uda nunca é nosso nome. E você? Sabe por que ele revela a sua origem? E por acaso imagina qual a relação que ele tem com seu destino? Todas essas respostas dependem do significado que ele tem. Por isso é importante que o nome seja escolhido cuidadosamente, pois ele pode influenciar muito no rumo que irá seguir em sua vida.
A escolha do nome é muito importante, mas isso não quer dizer que os pais se liguem no significado dele na hora de balizar seus filhos. Dificilmente escolherão o nome Elvis, por exemplo, por ele significar "aquele que sabe muito" ou então Cazuza, que é uma variação no nome José. Muitos Elvis e Cazuzas receberam esses nomes apenas porque seus pais gostavam destes cantores e não por causa de seus significados.
Além disso, frequentemente, os pais, por admirarem pessoas que vivem em seu meio e por quererem que tenham o mesmo destino que elas, colocam seus nomes em seus filhos. Por isso, muitas pessoas possuem o nome de parentes, dos pais, de amigos ou de grandes heróis da história.
Segundo alguns especialistas, a escolha do nome indica o caminho que a pessoa vai trilhar durante a vida. Apesar de os pais sonharem com um caminho brilhante para seus filhos, muitas vezes nem imaginam que os nomes podem ter uma influência no destino deles.

A moda dos nomes
Para fugir dos nomes da moda e dos nomes comuns, muitas pessoas acabam inventando nomes interessantes e curiosos. Se o seu nome fizer parte deste caso, para saber o que ele significa é necessário que saiba qual a palavra que o originou e também, descobrir por qual motivo seus pais fizeram esta escolha. Por exemplo, Odivan, o jogador do Botafogo, no Rio de Janeiro, recebeu este nome porque seus pais gostavam da música de Roberto Carlos chamada "O divã". Pesquisando você pode descobrir muitas coisas interessantes a respeito de seu nome como, por exemplo, que ele é uma mistura de dois outros nomes como Kariana que é a junção de Karina com Mariana.
Mas será que algum dia seu nome já esteve na moda? Na década de 60 a moda era nomes religiosos como Francisco e Maria. Nos anos 70 começaram a se popularizar os nomes estrangeiros como Ingrid e Sthefany. Na verdade, a grande influência na moda dos nomes é a televisão que de acordo com os seriados, novelas e filmes fazem com que os pais, por se simpatizarem com determinado personagem, coloquem o mesmo em seus filhos. Então, pode ter certeza que um dia seu nome já esteve na moda.

Nomes que mamaram a história
A moda na década de 50 era os nomes de personagens históricos, pois com isso, os pais queriam que seus filhos tivessem as mesmas características desses heróis. Vários desses nomes, por serem de outras épocas e principalmente, por serem de origem estrangeira são escritos de forma errada, geralmente da maneira que se pronuncia. Um exemplo disso é o nome do cantor Eric Clapton que acabou ficando como Hericlapiton.
Mas não são somente nomes de heróis, cantores e atores famosos os mais procurados pelo pais, às vezes os vilões da história também recebem homenagens e essas podem se tornar um problema na vida de quem recebe estes nomes. Imagina o que pode sofrer uma pessoa que se chama Adolfho Hitler. Veja abaixo alguns nomes registrados nos cartórios pelo Brasil a fora: Adolhpo Hitler de Oliveira, Anjo Gabriel Rodrigues Santos, Charles Chaplin Ribeiro, Elvis Presley da Silva, Hericlapiton da Silva, Ludwing van Beethoven Silva, Maicon Jakisson de Oliveira, Marili Monrói, Marlon Brando Benedito da Silva, Sherlo-ok Holmes da Silva, Ruy Barbosa e José Bonifácio.

Nomes sem fronteiras
A criatividade não tem limites quando se fala de nomes! Não são só nomes de personalidades e heróis da história que são lembrados. Os pais, à procura de um nome diferente, acabam indo em busca deles em terras distantes como a Grécia. Esses nomes podem ser escolhidos por causa da descendência da família ou simplesmente por não serem comuns. Veja alguns: Adrasta (grego), Bulcinete (teutônico), Caliméria (grego), Danika (grego), Emerenciana (latim), Filotéia (grego), Grimaldi (germânico), Hipereides (grego), Imelda (teutônico), Jacimar (indígena), Lavone (latim), Murta (grego), Neófita (grego), Nomusa (africano), Omanisa (bretão), Prisca (latim), Rochelle (francês), Sonal (sânscrito), Tacira (tupi), Vismara (germânico), Wikolia (havaiano) Zózima (italiano).

As inspirações
Além dos nomes estrangeiros, homenagens a famosos e das combinações entre dois ou mais nomes, existem várias contribuições para as variedades de nomes que vemos por ai. O esoterismo também aparece para ajudar. A cantora Baby do Brasil, que antes se chamava Baby Consuelo, baseou-se no misticismo para nomear seus filhos Sarah Sheeva, Zabelê, Nana Shara, Kriptus Ra Baby, Krishna Baby e Pedro Baby.
Erros na hora de registrar o nome no cartório também são muito comuns. Acontecem porque as pessoas não conhecem a escrita correta do nome. Isso acontece principalmente com. pessoas cujos nomes se escrevem de uma maneira e se pronunciam de outra. Por exemplo, Washington, que muitas vezes acaba virando Uoston, Wo-xington e Oazinguito.


---
Fonte:
O Significado e a Sorte dos Nomes, ano 5, nº 73. Novo Mundo Projetos Editoriais. São Paulo, s/d, págs. 4-6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário