domingo, 26 de junho de 2016

[Edimburgo]
Manhã de domingo.
Meu estimado Pai
Como suponho que Erasmus tenha fornecido todos os detalhes da viagem, não direi mais nada sobre ela, exceto que me custou, ao todo, 7 libras. Mudamo-nos ontem à noite para nossos novos aposentos, que são muito confortáveis & próximos da Faculdade.— Nossa Senhoria, a Sra. Mackay, é uma velhinha limpa e agradável, e extremamente gentil & atenciosa. — Ela mora no "n° 11 da Lothian Street, Edimburgo", a apenas quatro lances de escada do térreo, o que é bastante moderado, em comparação com outros aposentos que quase estivemos por alugar. — O aluguel é de l libra e 6 xelins por dois quartos muito agradáveis & claros, & uma bela sala de estar, a propósito, os quartos claros são artigo muito raro em Edimburgo, já que a maioria deles são uns buraquinhos onde não existe nem ar nem luz. Na primeira manhã, fomos visitar o Dr. Hawley, a quem acho que nunca teríamos encontrado, não fosse pela gentileza de um Dr. em Teologia que nos levou à sua Biblioteca £t nos mostrou um mapa, indicando-nos como encontrá-lo: Aliás, todos os escoceses são tão corteses e atenciosos que deixam qualquer inglês envergonhado —
Considerai se o Dr. Butler; ou qualquer outro teólogo inglês gorducho, levaria dois perfeitos estranhos à sua biblioteca para lhes ensinar o caminho! Quando finalmente encontramos o Doutor & depois de fazer todos os discursos apropriados de ambos os lados, os três saímos para passear pela cidade; que admiramos excepcionalmente; na verdade, a Bridge Street é a coisa mais extraordinária que já vi, e, quando olhamos para os lados pela primeira vez, mal pudemos acreditar no que víamos, quando, em vez de um belo rio, vimos uma torrente de pessoas —
Gastamos todas as manhãs passeando pela cidade, que conhecemos muito bem, e à Noite costumamos ir ao teatro ouvir a Srta. Stephens, que é mesmo encantadora. Ela é muito popular por aqui, e recebe aplausos a tal ponto que mal consegue levar a peça adiante — Na segunda-feira, iremos assistir a Der Fr2 (não sei escrever o resto da palavra). — Antes de nos mudarmos para nossos aposentos, estivemos hospedados no Hotel Star, na rua Princes. ...
As aulas introdutórias começam na próxima quarta-feira,-e fizemos nossa matrícula para elas no sábado: pagamos 10 xelins & escrevemos o nome num livro, 8í acabou-se a cerimônia; mas a Biblioteca não estará acessível para nós enquanto não recebermos o ingresso de um Professor —
Acabamos de voltar da igreja e ouvimos um sermão de apenas 20 minutos. Pelos relatos de Sir Walter Scott, eu esperava um discurso de 2 horas & meia, daqueles de cortar o coração —
Do vosso filho muito afetuoso - C. Darwin.

---
Fonte:
As Cartas de Charles Darwin: uma seleta - 1825-1859, por: Frederick Burkardt. Tradução: Vera Ribeiro. Editora Unesp. São Paulo, 1988, págs. 35-36.